quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Os Cinco Princípios da Técnica Reiki

O Que é Reiki

Com cerca de 57 anos, em 1922 Mikao Usui retira-se para o Monte Kurama, perto de Quioto, onde se dedica a uma meditação constante ao longo de 21 dias. Após este período de meditação e jejum, Mikao Usui descobre que pode captar uma energia, à qual chama Energia Universal (Reiki), e veiculá-la através das suas mãos para os outros ou para si mesmo. Apercebe-se também que esta energia traz equilíbrio, preenche as deficiências energéticas e harmoniza os excessos. Decide abrir o seu Dojo, a escola, e ao método de tratamento e filosofia de vida, chamou Usui Reiki Rioho – Método de Cura Natural, Usui.

Reiki não é apenas uma prática terapêutica, é também uma filosofia de vida assente nos cinco princípios que criou, adaptados da cultura japonesa – “Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso”. Segundo o Mestre Usui, estes são os princípios que, com prática, nos levam ao Satori, isto é, à iluminação e elevação da consciência.

De 1922 aos nossos dias, o Reiki passou por muitas transformações resultantes do acréscimo de saberes, pela adição de técnicas e mudanças na sua forma de esclarecimento e formação. Hoje vemos o Reiki a ser aplicado em instituições como a Cruz Vermelha, ou a Santa Casa da Misericórdia, no apoio aos seus utentes seniores, a ser apresentada como terapia em congressos, ou mesmo nos hospitais. Existem já diversos trabalhos acadêmicos sobre o Reiki e muitos mais serão desenvolvidos, pois os efeitos da terapia são observáveis e testemunhados.